fbpx

Você já se perguntou se comprar carro com alta quilometragem vale a pena?

quilometragem veicular
Compartilhe isso:

Quando falamos de carros com alta quilometragem estamos nos referindo a carros com mais de 100 mil quilômetros, e muitas associam a alta quilometragem com lataria amassada, problemas no motor, desgaste nos pneus e vários problemas. Porém, não é bem assim, quilometragem não é sinônimo de desgaste.

O que deve ser levado em consideração são as condições de rodagem do carro, ou seja, se o motor atinge a temperatura ideal de funcionamento, se os componentes estão bem lubrificados e se a manutenção foi feita de forma correta.

Por exemplo, carros que rodam mais pela cidade tendem a ter desgaste maior, isso porque ao percorrer pequenas distâncias o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento, isso  impede que o óleo alcance a viscosidade certa, sendo assim o conjunto precisa de “mais força” para mover as peças.  Nesse caso os principais componentes do carro que sofrem com esse desgaste são a caixa de câmbio e o próprio motor.

No entanto, os que andam nas estradas, em velocidade de cruzeiro, tendem a ter uma depreciação menor. Carros que percorrem longas distâncias em estradas bem pavimentadas tendem a atingir uma condição ideal para operação do motor, a rotação constante. Dessa forma é possível que o carro acumule alta quilometragem, mas sem desgastar tanto, desde que o veículo tenha passado pelas revisões no período estabelecido pela montadora.

Um dos fatores decisórios na compra de carros com alta quilometragem é o preço. Veículos com ar condicionado, câmbio automático e outros equipamentos, depois de 8 ou 9 anos de uso, ficam no mesmo preço de veículos novos 1.0 versão de entrada. Entretanto, uma preocupação que deve ser levada em conta é com a reposição de peças. Algumas montadoras não mantem o estoque por muito tempo, após o veículo sair de linha, sendo assim, se faz necessário recorrer a peças de desmanche legalizados. Outro problema é o seguro, já que muitas companhias cobram valores altos para carros mais rodados.

Nossa dica para quem está disposto a comprar um carro com quilometragem alta é: leve um mecânico de sua confiança, ele fará uma avaliação dos componentes que podem ser trocados e irá checar se todas as revisões foram feitas de forma correta.

 

Gostou das dicas? Compartilhe e fique sempre ligado em nosso blog.

Compartilhe isso:

Comentários