fbpx

Vai deixar o carro parado na quarentena? Saiba quais cuidados tomar!

Compartilhe isso:

Armazenar automóveis por longos períodos demanda atenção com alguns itens

 

Em muitos locais os governos permitiram que oficinas continuassem abertas durante a quarentena feita para conter o novo coronavírus. Mas esse serviço é para veículos de emergência e para quem não pode trabalhar em casa e não pode abrir mão do carro.

 

Para a maioria das pessoas o pedido é o mesmo: evite ao máximo sair de casa. Claro que, por conta disso, os carros também vão ficar parados. E armazená-los por longos períodos pode exigir um cuidado extra.

 

Preciso ligar o motor?

Veículos com a manutenção em dia podem ficar 5 dias parados sem qualquer risco de problemas, porem veículos que tem rastreadores via satélite, precisão ser ligados em 2 (dois) em 2 dias, e ativo por mais ou menos 30 minutos para dar tempo de recarregar o rastreador via satélite, a falta de carga no rastreador pode gerar problemas na localização do seu veículo, assim gerando outros transtornos que poderiam ser evitados caso o mesmo estivesse funcionando.

 

Sem descuido nos cuidados

SÓ ESPECIALISTAS DEVEM DESLIGAR E, SE NECESSÁRIO, REMOVER A BATERIA DO CARRO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

É comum que colecionadores tomem uma série de cuidados com seu acervo, como erguer o carro em cavaletes, drenar o óleo e esvaziar o tanque de combustível. Mas isso só é importante para veículos que podem ficar um ano (ou mais) parados. Felizmente, este não será o caso agora.

 

Uma opção para quem quiser se precaver é desconectar os cabos da bateria, para que ela mantenha sua carga por mais tempo. O procedimento, porém, deve ser feito por um especialista, pois qualquer descuido pode gerar um curto-circuito e até provocar incêndios.

CALMA QUE NOSSOS CARROS NÃO VÃO CHEGAR AO PONTO DESTE EV1 (FOTO: FOTO: REPRODUÇÃO/TWIITER/@JACOBONSCIENCE)

Além disso, desconectar a bateria pode fazer com que o alarme pare de funcionar e o sistema de som perca suas configurações — em alguns modelos isso pode até fazer com que o proprietário precise recolocar a senha de codificação do rádio.

 

Depois que tudo passar, troque o fluido lubrificante

 

Quem for usar o carro para viagens curtas ao mercado ou farmácias também precisa ficar atento à rodagem com o motor frio. Ele ocorre quando o carro roda por poucos quilômetros, o que não dá tempo para que o óleo do motor alcance a temperatura ideal de funcionamento.

 

Esse tipo de rodagem gera um impacto a médio prazo no veículo, por conta da contaminação do óleo do motor por combustível. Durante a quarentena isso não é um problema e nem impeditivo para você usar o veículo para saídas indispensáveis. Ao fim dessa fase, porém, é importante efetuar a troca do fluido lubrificante, mesmo que o carro não tenha atingido os prazos para isso.

 

Preciso trocar o óleo, e agora?

 

Se seu carro estava próximo da troca de óleo pode ficar tranquilo. “O óleo não estraga se ficar poucos meses além do prazo dentro do motor parado”, observa Adas. Normalmente o tempo para a mudança do fluido é de 12 meses ou 10 mil km, mas essa recomendação varia entre cada fabricante.

 

As próprias marcas, aliás, estão adiando as revisões de seus clientes justamente para evitar exposições desnecessárias.

Limpeza

COBRIR O CARRO É UMA MANEIRA DE MANTÊ-LO LIMPO PELAS PRÓXIMAS SEMANAS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

 

Uma proteção prática para esse período é cobrir a carroceria do veículo com uma capa, para impedir o acúmulo de poeira sobre a pintura.

 

Mas recomenda-se deixar o carro limpo antes de cobri-lo. Apesar da maioria das capas ter um tecido macio no forro interno, o atrito dela com sujeiras na pintura podem provocar riscos.

 

Se este é seu caso, nem pensar em sair por aí só para lavar o carro: muitas empresas oferecem o serviço a seco (geralmente permitido nos condomínios) em domicílio. Vale aproveitar para também limpar a cabine, já que ela ficará fechada por alguns dias.

 

Quando chegar a hora de botar sua máquina de volta nas ruas, não há mistério: basta tomar os mesmos cuidados já recomendados para quando se roda enquanto o motor está frio, evitando acelerações intensas e altas rotações até que o trem de força tenha atingido a temperatura ideal de funcionamento.

 

 

Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2020/03/vai-deixar-o-carro-parado-na-quarentena-saiba-quais-cuidados-tomar.html

 

 

#rioben #proteçãoveicular #associaçãodebeneficios #riodejaneiro #gestaogma #macassistenciaprime #mmarastreamento

Compartilhe isso:

Comentários