fbpx

Como evitar o coronavírus trabalhando sobre duas rodas.

Compartilhe isso:

Devido ao isolamento social, muitos bares e restaurantes ficaram vazios, porém o sistema de entrega continua com força total e por isso é preciso que entregadores e motoboys também tenham como se proteger do coronavírus para evitar o contágio ao receber e entregar produtos para os clientes.

As regras continuam as mesmas, tais como: permanecer em casa isolado e para quem tem que ir trabalhar, lavar as mãos sempre que possível, por cerca de 20 segundos com água e sabão – e se não for possível fazer uso de álcool 70%, gel ou líquido.

Mas para quem passa o dia trabalhando de moto, vai muito além disso. Por isso a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) divulgou uma cartilha para que entregadores, motoboys e ciclistas de aplicativos tenham dicas eficazes para evitar a contaminação.

Luvas, jaqueta, bolsa de entrega, capacete e a própria moto são itens que exigem o contato e precisam de cuidados extras de quem está guiando.

Uma outra indicação é usar mascara, mesmo durante a pilotagem. Pode ser descartável ou laváveis. Fora isso, a indicação é trocar a máscara a cada duas horas ou quando estiver úmida. A umidade derruba a barreira de proteção e facilita a passagem do vírus.

O capacete também é um item fundamental e precisa dos devidos cuidados. Como o contato do mesmo é direto com o rosto, o capacete deve ser higienizado com frequência. A indicação da Abramet é que faça o uso de um álcool liquido ou até mesmo uma solução de água com sabão.

Evite também ficar próximo de outras motos, no semáforo, por exemplo. A recomendação também é que se evite caronas. A proximidade entre as pessoas, mesmo com o capacete pode aumentar o risco de contaminação.

E por último, mas não menos importante a higienização das motos. Guidom, manoplas e manetes acabam tendo contato direto com as mãos e se o condutor estiver sem luvas de proteção para a pilotagem, o risco de contaminação é bastante alto. Porém diferente do capacete, essa peça não pode ser limpa com álcool, pois trás o ressecamento e tira os acabamentos das peças plásticas, o ideal é fazer o uso de uma solução de água com sabão.

E as entregas com pagamento por maquina de cartão, o indicado é higienizar a máquina, se possível sempre com um pano úmido.

Porém os cuidados não devem ser tomados sobre no trabalho, ou durante ele, mas também quando se chega em casa. O indicado é sempre deixar os itens como: bolsa de entrega, capacete, luvas, jaqueta e calçado do lado de fora da casa ou próximo a entrada. Todos esses itens devem ser desinfetados logo na chegada. A roupa, se possível deve ser deixada do lado de fora ou separada em uma sacola. Chaves e celular também precisam ser limpos com álcool.

Gostou do nosso blog? Compartilhe com os seus amigos!

FONTE: https://jornaldocarro.estadao.com.br/motos/evitar-coronavirus-trabalhando-moto/

Compartilhe isso:

Comentários