fbpx

Saiba como usar os faróis corretamente

Compartilhe isso:

Você sabe usar o farol de forma correta?

 

Hoje vamos te ensinar a usar farol alto, baixo, de neblina, de milha, luzes de rodagem diurna e lanternas de forma correta, por mais simples que pareça é muito comum ver motoristas que rodam utilizando esses equipamentos de maneira errada. Usar os faróis de forma equivocada além de incomodar os outros motoristas, pode causar acidentes. Por isso listamos abaixo como escolher cada um deles de acordo com a situação.

  • Luz de posição/lanterna: Não substitui o farol baixo. Ela se posiciona na parte frontal e serve para alertar pedestres e motoristas sobre a presença do seu veículo quando ele estiver estacionado ou manobrando. As luzes de posição também podem ser utilizadas durante o dia, ainda que tenham pouca eficácia em ambientes iluminados

 

  • Farol baixo: Ele deve ser acionado à noite e situações como neblina, estradas, túneis e locais escuros. Ele é capaz de iluminar um trecho de aproximados 40 metros à frente. Seu facho é voltado para baixo e foca no lado direito do carro, iluminando bem o limite da via e evitando ofuscar outros motoristas. Seu uso na chuva também é recomendado.

 

  • Farol alto: É capaz ilumina fortemente os dois lados, seu uso é indicado em rodovias e estradas sem iluminação, sua luz atinge cerca de 100 metros e pode ter alcance ainda maior, o que depende da tecnologia aplicada. Deve ser comutado para o baixo para não ofuscar a visão de outros motoristas. Também é permitido o acionamento rápido para avisar motoristas que vem no sentido contrário de algum perigo ou até para sinalizar uma ultrapassagem.

 

  • Farol de neblina: deve ser utilizado em condições de neblina. Seu facho é baixo e largo para iluminar logo abaixo da camada de cerração. Com isso, é possível ficar logo abaixo da névoa e indicar os limites da via.

 

  • Farol de milha/longo alcance: Um facho ainda mais longo que o alto e é reservado para locais totalmente escuros e sem ninguém por perto.

 

  • Luz diurna: A nova lei exclui os veículos que têm luzes de rodagem diurna da obrigação de usar farol baixo nas rodovias de mão simples, elas serão obrigatórias nos veículos novos lançados a partir de 2021 e nos antigos projetos em 2023, diz a resolução 667 do Contran. Não têm a mesma intensidade e alcance dos faróis baixos.

 

 

Alguns carros têm até assistente de farol, tecnologia capaz de modular o facho de luz ou baixá-lo ao detectar um veículo à frente ou em sentido contrário, mas vale ressaltar que mesmo que o carro tente fazer algo para o motorista, o bom-senso deve imperar na hora de escolher qual luz você vai usar.

 

E aí? Curtiu essas dicas? Compartilhe e fique sempre ligado em nosso blog.

Compartilhe isso:

Comentários